Close

História

O Centro Social Dr. Crispim T. B. Castro, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com sede na R. Casa da Mámoa, 211, Milheirós de Poiares, Sta Maria da Feira.

O Centro Social foi fundado em Janeiro de 1981, com o nome do grande benemérito da freguesia e por isso muito querido entre a população: Dr. Crispim Teixeira Borges de Castro, tendo como objectivo contribuir para a  promoção da população de Milheirós de Poiares, embora possa estender a sua acção, quando necessário, a residentes noutras localidades.

Como IPSS, o Centro Social Dr. Crispim compartilha legislação  como os Estatutos (DL.nº 119/83) e conta com o apoio, quer financeiro quer técnico e de cooperação com o Instituto Segurança Social de Aveiro, concretizado através dos acordos de cooperação existentes.

O Centro Social Dr. Crispim é uma entidade integrada no meio envolvente, partilhando relações  de proximidade com os habitantes da freguesia, e nesse sentido tenta responder aos problemas locais, contando com parcerias formais ou informais com outros organismos e instituições como as Autarquias, Segurança Social, Agrupamento de escolas, Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, C. Saúde, Hospital de Sta. Maria da Feira, Conferência Vicentina…

Em 1982 esta instituição inicia a sua actividade na área de Infância, recebendo crianças em idade de Creche e de Jardim-de-infância. Actualmente a Creche tem capacidade para acolher cerca de 54 crianças e o Jardim-de-infância, poderá receber 60 crianças dos 3 aos 6 anos de idade. Está dividida em bebés, 1/2 anos e 2/3 anos. O Jardim-de-infância possui capacidade para 60 crianças. Divide-se em 3/4 anos, 4/5 anos e 5/6 anos. A funcionar desde 1993, o ATL, está vocacionado para outra faixa etária, em especial com idade escolar e tem acordo para 80 crianças.

Desde 1999, encontra-se a funcionar o Gabinete de Apoio à Família e Comunidade, que é um espaço direccionado a famílias e indivíduos em risco da comunidade, fomentando a sua promoção, integração e participação social, através de acompanhamento, acções de promoção à cidadania, ao desenvolvimento comunitário em geral.

Desde o ano de 1984, o Centro de Dia e o Apoio Domiciliário são vertentes de apoio aos idosos da comunidade. O Apoio Domiciliário, procura assegurar a prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicilio a indivíduos e famílias, quando por motivo de doença, deficiência e /ou outros impedimentos, não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das necessidade básicas e/ou actividades da vida diária da pessoa idosa (ou não). Os serviços prestados vão desde a refeição, higiene pessoal e habitacional, tratamento de roupa, até ao acompanhamento ao exterior e na saúde.

Quanto ao Centro de Dia, este possui a capacidade para 45 utentes e presta essencialmente serviços de refeição, higiene pessoal, actividades ocupacionais e de entretenimento.

O Lar de Idosos, abriu no ano de 1999, tendo capacidade para 32 utentes, e foi construído com a intenção de responder a situações de isolamento social e/ou familiar, prestando, assim, cuidados permanentes ao idoso, sejam eles a nível alimentar, de higiene, de saúde ou de afecto.